sábado, 19 de novembro de 2011

III Recital de Alunos

No dia 23 de maio de 2011 foi realizado o III Recital de Alunos do Cedim. A apresentação teve como foco as Cantigas de Roda tão conhecidas na nossa cultura, fazendo parte dela violinos, viola, flautas doce e transversal, viola caipira e Rabeca - esta última produzida pelo próprio Emerson DiMattos. 


Um pouco sobre a Rabeca:
"[...] a rabeca é um instrumento de arco que soa por fricção de suas cordas, tido como um precursor do violino. Geralmente, possui quatro cordas feitas de tripa, que são afinadas em sol-ré-lá-mi por quintas. De origem árabe, registros informam que a rabeca é utilizada desde a Idade Média, época em que a palavra era usada para designar um rebab, instrumento importado do norte da África. Mais tarde, o termo passou a designar qualquer instrumento popular parecido com o violino de cultura folclórica. Descrito como tristonho, seu timbre é mais baixo e fanhoso do que o do violino. Conhecida como rebeca em algumas regiões do Brasil, o instrumento é também utilizado na música romena."


Retirado de: http://www1.prefpoa.com.br/pwtambor/default.php?reg=21&p_secao=158




No início foram apresentadas as músicas Bethany (Lowel Nason), por Emerson DiMattos e o aluno Evandro Ferreira (Violinos), e Asa Branca, por Elis DiMattos e a Profª Lucilene Fontes (Flautas Doce). Logo após a Camerata DiMattos tocou as músicas Promenade dans les bois e Como é grande o meu amor por você, ao som de violinos, viola e flauta transversal, e em seguida as Cantigas de Roda, tocadas por Violinos, Flauta Transversal, Viola Caipira e Rabeca.




Confira algumas das músicas tocadas:














O Cedim agradece à todos que compareçam ao evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário